Experiência em selagem para aplicações de GNL

GNL: garantindo o fornecimento de energia para um futuro com baixo carbono

Não há dúvida de que a transição para fontes de energia mais limpas deve ser bem-sucedida para combater o efeito estufa. No entanto, até que a transformação dos sistemas globais de energia esteja completa, o gás natural é o combustível fóssil mais importante devido às suas emissões de gases de efeito estufa comparativamente baixas. Especialmente na forma de GNL, o gás natural desempenha um papel crucial na garantia do fornecimento de energia e no equilíbrio das flutuações de produção. É um material de processo importante para a indústria e uma alternativa de combustível para transporte marítimo e veículos pesados.

O GNL é gás natural resfriado a -162 °C [-260 °F] e liquefeito. Esse processo reduz seu volume em um fator de 600 e aumenta sua densidade energética, permitindo armazenamento eficiente e transporte por longas distâncias via navio, caminhão ou trem para qualquer lugar do mundo. Como resultado, o GNL abre novas fontes de abastecimento e ajuda a diversificar a matriz energética. Por sua vez, os países que exportam GNL beneficiam-se do potencial de crescimento econômico e ganham importância econômica.

GNL – uma alternativa climática aos combustíveis fósseis

A pegada de carbono do GNL depende fortemente do tipo de produção, das condições técnicas e das distâncias de transporte. Em princípio, o uso de GNL é significativamente mais limpo e, portanto, menos prejudicial ao clima do que o uso de linhito, carvão mineral e petróleo bruto. Com o uso de novas tecnologias mais eficientes, futuras reduções de emissões são possíveis. O objetivo geral é tornar os projetos de GNL o mais baixo em emissões possível.

 

 

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  1. Gás de alimentação: gás natural de poços subterrâneos, biometano de plantas de biogás ou gás verde de plantas power-to-gas (energia renovável).
  2. Tratamento do gás: limpeza e separação de líquidos e componentes indesejados.
  3. Liquefação do gás por resfriamento a -162 °C [-260 °F].
  4. Armazenamento de GNL em tanques criogênicos e carregamento em transportadores de GNL para transporte marítimo até o destino.
  5. Armazenamento em tanques criogênicos e/ou transporte para terminais de quebra de carga e carregamento em caminhões-tanque, bunkers ou vagões-tanque para entrega em estações de abastecimento e combustível (caminhões e navios) e indústrias.
  6. Regaseificação: aquecimento do GNL e conversão de volta para gás natural.
  7. Injeção na rede de gás natural para fornecer eletricidade e aquecimento para residências, usinas de energia, comércio e indústria.


 

EagleBurgmann: Suporte especializado em selagem em toda a cadeia de valor do GNL

Desde que o gás natural (e, assim, o GNL) anunciou a terceira transição energética, após o carvão e o petróleo há mais de 50 anos, a EagleBurgmann também vem moldando o mercado de selos mecânicos lubrificados a gás. Como um dos principais fornecedores de sistemas de tecnologia de selagem de alta qualidade, hoje atendemos fabricantes de equipamentos originais (OEMs), empresas EPC e operadores de plantas ao redor do mundo.

Na produção, transporte e uso do GNL, é particularmente importante evitar incidentes e danos ambientais causados por vazamentos de gás.

Nossas soluções comprovadas, produtos únicos e serviços abrangentes ajudam clientes de energia e industrias a minimizar custos operacionais, tempo de operação e garantir a segurança de bombas, compressores e equipamentos especializados. Também oferecemos consultoria, engenharia e suporte técnico.

Uma equipe internacional de engenheiros experientes com expertise em projetos especiais está à disposição para projetos que envolvem o rápido desenvolvimento e expansão da infraestrutura global de GNL. Aqui você descobrirá por que vale a pena envolver a EagleBurgmann como um parceiro qualificado de selagem desde o início.

 

 

LNG production at the export terminal

Produção de GNL no terminal de exportação

Vários passos são necessários para produzir GNL a partir de gás natural. No entanto, nem todo gás natural é o mesmo. Como uma mistura de substâncias, varia em composição e qualidade dependendo de sua origem. O mesmo se aplica aos substitutos renováveis, como biogás, gás sintético ou power-to-gas.

 

Para o processo de liquefação propriamente dito, o gás natural processado passa por trocadores de calor criogênicos com diferentes refrigerantes. Ele é resfriado e comprimido em vários ciclos. A uma temperatura de cerca de -161 °C [-258 °F], ocorre a transição de fase do estado gasoso para o estado líquido. A densidade agora é aproximadamente 600 vezes maior, e o volume necessário é correspondentemente menor.

Embora a liquefação do gás seja um processo que consome muita energia, o transporte de GNL requer significativamente menos energia do que o transporte de gás natural por gasodutos. Uma vantagem que se destaca em distâncias em torno de 7.000 km.

O GNL é armazenado como um líquido criogênico em tanques bem isolados e resistentes à pressão. À medida que o tanque se aquece, uma pequena quantidade do criogênico evapora e é liberada do tanque como gás de boil-off (perda por evaporação). Esse processo fornece um resfriamento evaporativo que pode ser utilizado para resfriar o tanque.

 

Como parte integrante de uma instalação de produção de GNL, os compressores centrífugos são de particular importância, especialmente nas áreas de processamento e liquefação do gás. Os selos para compressores da EagleBurgmann desempenham um papel importante na operação segura, eficiente e limpa da planta.

Cada vez mais plantas de produção de GNL estão integrando unidades de CCS (Captura e Armazenamento de Carbono) em seus projetos para torná-los mais sustentáveis. A EagleBurgmann também oferece soluções de selagem comprovadas para essa tecnologia, desenvolvidas sob medida com o objetivo de atender seus requisitos individuais. Saiba mais sobre nossa expertise em selagem para aplicações de CCUS aqui.


 

LNG transport by LNG carriers (LNGC)

Transporte de GNL por transportadores de GNL (LNGC)

Grande parte do comércio internacional de gás natural é realizada na forma de gás natural liquefeito (GNL). Transportadores de GNL especialmente projetados são utilizados para o transporte marítimo de longa distância.

Antes do carregamento, os tanques são resfriados para evitar choque térmico e excesso de gás de boil-off durante o carregamento. Esse processo é realizado com braços de carregamento criogênicos ou mangueiras especiais. O gás de boil-off resultante é coletado e direcionado de volta ao processo de liquefação (reliquefação) ou usado como combustível nas turbinas a gás das plantas de liquefação. Durante o transporte marítimo, o gás de boil-off gerado é utilizado para alimentar os motores de propulsão.

As bombas e compressores utilizados devem ser equipados com selos mecânicos especialmente projetados para as baixas temperaturas. A EagleBurgmann possui ampla experiência nesse campo, tendo equipado um grande número de sistemas de gestão de gás de boil-off com a tecnologia de selagem apropriada.

Regasification of LNG and provision at the import terminal

Regaseificação de GNL e fornecimento no terminal de importação

Para que o GNL esteja disponível como gás natural no destino, ele deve ser retornado ao estado gasoso. Isso é realizado em terminais de regaseificação especiais, onde calor é introduzido gradualmente através de trocadores de calor e vaporizadores até que o GNL atinja seu ponto de ebulição e vaporize. Compressores são empregados para regular a pressão, garantindo que o gás adquira as propriedades necessárias para uso subsequente.

O processo de regaseificação do GNL gera refrigeração que pode ser utilizada para outros processos, como sistemas de refrigeração convencional para armazenamento frio ou congelamento rápido, reduzindo custos operacionais.

Com isso, o GNL tem sido cada vez mais comercializado como um produto final. Ele é fracionado em menores quantidades em terminais de break-bulk e disponibilizado para a indústria como material de processo, além de ser usado como combustível no setor de transporte.

 

Terminais offshore de GNL: unidades flutuantes como alternativa flexível

Investidores estão cada vez mais optando por unidades flutuantes de GNL, que oferecem uma solução flexível e econômica para construir infraestrutura de GNL de forma rápida e eficiente, tanto no local de produção de gás natural quanto no ponto de descarregamento.

Essas embarcações especiais recebem gás natural de produção contínua, liquefazem e armazenam o gás, e atuam como terminais de carregamento (FPSOU, Unidades Flutuantes de Produção, Armazenamento e Transferência). Existem também as Floating Storage Units (FSUs), que armazenam o GNL offshore, e as Floating Storage and Regasification Units (FSRUs), usadas para armazenar o GNL entregue, regaseificar quando necessário e disponibilizá-lo aos consumidores.

 

We are the trusted sealing technology partner for industry and the gas sector, including LNG, on a global scale.

Parceiro de tecnologia de selagem confiável para os setores industrial e de gás, incluindo GNL, em todo o mundo

A EagleBurgmann acredita que o caminho para um futuro de baixo carbono deve estar sustentado em vários pilares, e que o GNL desempenha um papel essencial tanto hoje quanto no futuro. Para garantir o sucesso da transição energética nos próximos anos, estamos aproveitando nossa expertise, elevados padrões de serviço e excelência para apoiar essa importante transformação.

Nossa vasta experiência, força inovadora e portfólio abrangente de tecnologias de selagem superiores podem beneficiar também o seu projeto de GNL.

 

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