Um exemplo de instalação deste tipo encontra-se em Houston/ Texas. Esta instalação separa fluxos de abastecimento de misturas GNL em produtos GNL puros, como etano, propano, butano, isobutano e gasolina. As componentes centrais da instalação são bombas de injeção de etano, que trabalham em uma faixa de pressão de 28 bar (410 PSI) a 76 bar (1.100 PSI). A temperatura do etano na  tubulação de sucção não pode exceder 16 °C (60 °F), para que o valor necessário da pressão de vapor específico nos selos mecânicos não fiquem inferior ao especificado.

No entanto, devido a influências climáticas, ocorrem frequentemente aumentos de temperatura significativos, o etano evapora, causando a falha dos selos mecanicos e a perda de produto. A solução para uma bomba de etano líquido que apresentava falhas frequentes foi a utilização de um selo mecânico com faces de silício revestido com DiamondFace, concebido para meios gasosos puros: um EagleBurgmann DF-DGS6.

Abordagem pouco convencional: Dry Gas Seals

Os Dry Gas Seals (DGS) estabeleceram-se nas aplicações de compressor como empanques de eixo extremamente confiáveis. Apresentam superfícies de selagem largas que incorporam ranhuras de gás (unidirecionais ou bidirecionais). Estas ranhuras possibilitam a separação das superfícies de deslize, permitindo uma operação sem contato. Da mesma forma que com selos mecânicos lubrificados por líquido, onde o funcionamento a seco pode danificar as superfícies de deslize, com Dry Gas Seals, o é o contato das superfícies de deslize que leva ao desgaste prematuro e, como última consequência, à falha do selo mecânico.

Isso ocorre porque na operação de compressores existem estados de operação críticos para os selos mecânicos: Em Coast-Down ( partida lenta, regulada do compressor), Turning (funcionamento a baixa rotação) e Ratcheting (continuação da rotação do eixo em 90°, com intervalos definidos), as,faces de selagem  que estão separadas em condições normais, entram em contato e podem ficar danificadas devido a este funcionamento em contato.

Para lidar com estas situações, foi desenvolvido na EagleBurgmann DGS um revestimento de diamante inovador para as faces de selagem, sendo implementado com sucesso.

A chave: DiamondFace

O EagleBurgmann DiamondFace é um revestimento de diamante microcristalino para  faces de selagem. Caracteriza-se pela sua dureza extrema, a elevada proteção contra desgaste, a excelente condutividade térmica, a maior resistência química e os baixos valores de fricção. Também a capacidade de aderência excede todos os requisitos práticos conhecidos. Assim, se multiplica comprovadamente a vida útil  das faces de selagem, os intervalos de manutenção são alargados em conformidade e os custos de ciclo de vida são claramente reduzidos.

DF-(P)DGS6 - a solução para meios voláteis

A bomba de etano em Houston foi equipada com a DF-DGS6 e foi colocada em funcionamento em julho de 2011. A solução de empanque permite a vedação confiável e segura do meio, tanto em estado líquido como em estado gasoso. Nas transições de fase, onde pode ocorrer funcionamento a seco ou contato das, a camada de DiamondFace proteg as faces de selagem contra danos.

Também foi possível simplificar o modo de funcionamento: Os selos mecânicos são operados sem qualquer flusing (API Plan 02). Os filtros anteriormente utilizados podem ser descartados, excluindo a sua manutenção.

Depois de alguns meses, o operador informou que a fuga de gás da bomba para o sistema de flare foi reduzido em 83 %, sendo que este valor melhorou até mais de 90 %.

Depois de oito meses a funcionar, a bomba foi parada e aberta para pós-processamento do impulsor. Simultaneamente, o operador queria que o selo mecânico fosse sujeito a um teste dinâmico, para que os resultados pudessem ser comparados com os dados originais. O selo foi desmontado e testado na EagleBurgmann de Houston/EUA. Os faces de selagem não mostravam quaisquer sinais de risco e estavam como novos. Os componentes dos selos foram limpos e montados novamente, pelo que depois a DF-DGS6 foi testada exaustivamente no banco de ensaio dinâmico. Uma vez que o selo mecânico funcionou em perfeitas condições e com excelentes valores (entre outros, a taxa de fuga encontrava-se abaixo do valor determinado no teste de aceitação), o operador voltou a instalá-lo na bomba sem tomar outras medidas. Desde aí que os selos mecânicos têm funcionado sem qualquer problema. Com a solução DF-(P)DGS6, são agora possíveis períodos de funcionamento superiores a 5 anos.

Entretanto, foram implementados mais de 150 exemplares DF-(P)DGS6 ("P" significa variante de alta pressão) do tipo EagleBurgmann com sucesso em diferentes aplicações GNL - sendo que, mais recentemente, também em aplicações de CO2.

Contate-nos

para mais informações

Exibir localizações

DF-(P)DGS6

Descubra mais sobre o inovativo e imbatível DF-(P) DGS6 selo mecanico

Solução: DF-(P)DGS6

Baixe o panfleto de solução sobre a DF-(P)DGS6

PDF Download - 588.6 KB
Newsletter

Excelência na prática

Com a nossa newsletter gratuita você receberá informações em primeira mão sobre novos produtos, soluções, serviçoes, referências e percepções valiosas do setor