O depósito de petróleo no campo da Goliat foi encontrado no ano de 2000. As reservas atingem cerca de 174 milhões de barris de petróleo, que se caracterizam pelo seu baixo teor de enxofre e têm outros 8 milhões de metros cúbicos de gás. As duas maiores formações de produção de petróleo têm profundidades entre 1.100 e 1.800 metros.

A construção da Goliat foi iniciada em 2010. Depois da conclusão da sua construção, no início do ano de 2015, a Goliat foi transportada, pelo navio de carga pesada "Dockwise Vanguard", em 60 dias por mais de 29.000 km, desde Ulsan na Coreia do Sul até ao norte da Noruega, sendo posicionada a 85 km noroeste de Hammerfest, como a primeira plataforma, bem como a localizada mais a norte. Foi estabilizada com 14 boças de amarração por cima do campo de petróleo, com os seus 8 modelos e 22 fontes conectadas. O mar tem, neste ponto, uma profundidade de 400 metros.

A Goliat mede 100 metros de diâmetro, pesa 64.000 toneladas, pode produzir 100.000 barris de petróleo por dia e armazenar até 1 milhão de barris. Cerca de 120 pessoas compõem a equipe permanente no local. Dois petroleiros shuttle, construídos especialmente para a unidade, com uma capacidade de 850.000 barris cada, transportam o tipo de petróleo "Goliat Blend" para diferentes portos europeus.

Entre outros aspectos, a plataforma dispõe de um dos sistemas de carregamento de petroleiros mais modernos e confiáveis no mundo. O carreto de mangueira instalado para o efeito, com um diâmetro de quase 13 metros, é o maior dispositivo deste tipo alguma vez construído. A necessidade de energia da Goliat é atendida por uma central elétrica construída de origem em Hammerfest, por meio do mais longo cabo de energia submarino, com uma capacidade de até 75 MW. Em conjunto com uma produção de energia eficiente a bordo da plataforma, foi possível reduzir as emissões de CO2 em 50 %.

Depois de vários atrasos no projeto, a FPSO Goliat começou finalmente a produção em Março de 2016, atualmente definida para 15 anos.

Prêmio de projeto para a EagleBurgmann

A empresa coreana Hyundai Heavy Industry foi contratada em 2010 para a construção. Um dos requisitos mais importantes era a aplicação e implementação obrigatória das normas nacionais norueguesas NORSOK. Aqui, a EagleBurgmann pôde ajudar com o know-how valioso relativo ao EPC norueguês, devido à sua larga experiência em projetos anteriores.

Desta forma, a EagleBurgmann Norway assumiu um papel crucial no projeto Goliat em termos de tecnologia de vedação e aceitou a responsabilidade de organização e processamento. Cedo foi estabelecido o contato entre a EagleBurgmann Korea e a Hyundai e logo após alguns meses, todos os detalhes técnicos e comerciais foram clarificados e a EagleBurgmann foi especificada e contratada para a Goliat.

Para a EagleBurgmann, isso significou fornecer todos os ,selos mecânicos de compressores e bombas bem como os respectivos

Planos de selagem para toda a FPSO. Todos os  selos mecanicos foram produzidos na Alemanha e os  planos de selagem foram produzidos na EagleBurgmann Norway, de acordo com a norma NORSOK. A tecnologia de vedação foi logo fornecida nos anos de 2011 e 2012.

Produtos utilizados

No total, foram fornecidos quase 80 selos mecânicos de diferentes tipos para o equipamento de rotação da Goliat. As máquinas são usadas em todas as áreas da plataforma, desde a produção de  óleo cru ao fornecimento de água potável.

Nas bombas de fabricantes bem conhecidos (Finder, Seepex, Amarinth, Netzsch, Clyde Union, Flowserve, Leistritz, Hamworthy e Marelli) estão instalados selos mecânicos dos seguintes tipos: H75VN, H75F-D, H75VKP-D, HRKS, Cartex-DN, Cartex-QN, bem como selos mecânicos simples e duplos APItex. Todos os selos mecânicos duplos são fornecidos por sistemas EagleBurgmann em conformidade com a NORSOK, de acordo com o API Plan 53B.

Além disso, selos mecânicos a gás DGS e PDGS equipam quatro compressores da Nuovo Pignone. Um selo mecânico para agitador, de funcionamento a seco SeccoMix foi fornecido para uma máquina da A&G.

Assistência no local

Graças à boa colaboração na fase de projeto e construção, foi possível assinar em 2014 um contrato geral com a Eni Norway para fornecimento de serviços de assistência e de peças de substituição. Este contrato é válido até 2017, com opções de renovação até 2021.

Desde junho de 2015, um a dois técnicos da EagleBurgmann está continuamente a bordo da Goliat por mais de 150 dias. Entre outros, eles procedem ao comissionamento e colocação em funcionamento das diferentes instalações e máquinas e tratam da manutenção e reparos.

Os selos mecânicos utilizados são geridos com o software de assistência EagleBurgmann TotalSealCare "SealCare Pro". Os processos de reparo e assistência são documentados e monitorados de forma exaustiva.

Resultados

A EagleBurgmann conseguiu provar a sua competência como parceiro confiável para tecnologia de vedação em todas as fases do projeto Goliat:

  • Presença internacional (Noruega, Coreia do Sul)
  • Know-how e experiência de tecnologia de vedação
  • Soluções econômicas para cada caso de aplicação
  • Produtos tecnicamente perfeitos, em conformidade com as normas
  • Prestação de serviços ideal, no local, executada por pessoal experiente
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